top of page

BALEIA-PILOTO-DE-PEITORAIS-CURTAS   (Globicephala macrorhynchus)

no Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra

Estatuto Mundial de Conservação (IUCN Red List): Pouco Preocupante
Lista vermelha de Cabo Verde: -
Endemismo de Cabo Verde: Não

 

As baleias-piloto são animais grandes, com cabeças bulbosas, linhas da boca dramaticamente inclinadas e bicos extremamente curtos ou inexistentes. O formato da cabeça varia significativamente com a idade e o sexo, tornando-se mais globosa nos machos adultos. Estes últimos são significativamente maiores do que as fêmeas.

As baleias-piloto-de-peitorais-curtas são encontradas em águas profundas abertas perto das plataformas continentais, bem como em áreas costeiras. Estes animais seguem cardumes de cefalópodes e permanecem em áreas com habitat de qualidade para suas presas. Preferem águas tropicais e subtropicais e são encontrados em profundidades de até 600 m.

 

Grupos de várias centenas de baleias-piloto-de-peitorais-curtas podem ser avistados, e indivíduos desta espécie altamente social quase nunca são vistos sozinhos. Os fortes laços sociais podem explicar parcialmente o motivo de estarem entre as espécies de cetáceos que mais frequentemente encalham. Embora estudos detalhados sobre o seu comportamento só tenham começado recentemente, as baleias-piloto parecem viver em grupos femininos relativamente estáveis.

 

No passado, as baleias-piloto-de-peitorais-curtas eram capturadas no PNBIMA para consumo humano. Hoje, esta prática foi abandonada e a espécie é frequentemente avistada.

bottom of page