Dia do Pescador comemorado em Porto Mosquito com a presença de Pedro Pires

Ontem, 5 de Fevereiro de 2020, comemorou-se pela primeira vez em Porto Mosquito o Dia Nacional do Pescador. A LANTUNA, em parceria com os líderes comunitários locais, organizou um evento que teve como principal objetivo celebrar o dia do pescador cabo-verdiano valorizando a actividade e a profissão, e simultaneamente promovendo a adopção de boas práticas ambientais. Pretendeu-se assim contribuir para a progressiva identificação da biodiversidade da Baía do Inferno como uma riqueza natural das comunidades locais, que todos podem e devem preservar.


Fotografia de grupo dos participantes nas comemorações do Dia Nacional do Pescador 2020


O evento contou com a participação da Sua Excelência o Senhor Comandante Pedro Pires, ex-Presidente da República de Cabo Verde, que motivou todos os presentes com a sua análise detalhada sobre o sector das pescas e o desenvolvimento comunitário. O Comandante deixou valiosos conselhos que refletem a experiência de uma vida!


Pedro Pires (com Ana Veiga, à sua direita) quando falava para os participantes nas comemorações


A data ficou também marcada por uma exposição fotográfica com imagens marcantes captadas durante um dia de faina de atum na Baía do Inferno, pela inauguração de um mural em homenagem ao pescador tradicional pintado pelo artista plástico Hélder Cardoso, pela declamação de poemas que retratam a pesca pelos técnicos da Biblioteca Nacional, pela actuação das Batucadeiras da vizinha aldeia de Gouveia e, por último, por um almoço com a comunidade local, iniciativa que serviu para fechar o dia em grande.


Este ano, a data ganhou certamente um gosto especial para os homens e mulheres do mar!


Comemorações do Dia Nacional do Pescador incluíram a pintura de um novo mural em Porto Mosquito


#PedroPires #AnaVeiga #LANTUNA #PNBIMA #PortoMosquito #DiaNacionaldoPescador #streetart

0 visualização